Basicamente quando falamos de Psicológico, nos referimos as características mentais, o modo de ser, falar, pensar e agir de uma pessoa perante uma sociedade ou até mesmo sozinha. Como assim agir sozinha? – Vocês devem estar se perguntando. Existem pessoas que não agem da mesma forma, quando estão na frente de outras pessoas. Mas isso é um fato que faz parte da psicologia e nós estamos aqui para falar da importância do psicológico de um personagem no RPG. Ainda não está claro onde queremos chegar não é mesmo? Vamos por Partes:
Construindo um Personagem e seu Psicológico
Para construir um personagem de RPG, na maioria das vezes precisamos preencher uma ficha (existem jogos de colegial que não utilizam ficha de personagem) e ao fazê-lo, colocamos as características do personagem, de um modo bem genérico, em forma de números, qualidades, defeitos e história. Fazendo isso, você de certa forma, está construindo o psicológico de seu personagem, no entanto nem toda a informação de uma ficha influencia na construção do psicológico do mesmo, ou pelo menos, não influenciam diretamente, como por exemplo, o atributo social ‘Manipulação’ (Storyteller), não irá interferir diretamente com o modo de agir do seu personagem, no entanto, se você o descreve dizendo que ele é bom em dissimular, então este atributo (Manipulação) já entra neste conceito, influenciando no psicológico dele. Um item da ficha que com certeza age diretamente com o psicológico de um personagem são os Defeitos ou Desvantagens, destacando-se principalmente, os tipos de insanidade e os códigos que ele segue. Também devemos citar sobre a história que você cria sobre o personagem, pois acontecimentos passados influenciam em ações futuras.
Além das características básicas do pensamento, o psicológico também envolve os objetivos do personagem, seus ideais, o que ele busca, aonde pretende chegar ou o caminho que ele irá seguir. Escolher bem esses detalhes é importante porque eles poderão interferir no rumo da história. Um outro detalhe relacionado ao psicológico é a motivação. Utilizar esse ponto não é obrigatório, mas seria interessante se perguntar: O que motiva meu personagem? - Essa parte pode ser um complemento, podendo ser utilizada ou não, depende do que você quiser usar para a criação da ficha.
Alguns equívocos na hora de interpretar um Personagem
Apesar de estarmos falando do psicológico de um personagem, deveremos entrar na parte da interpretação do jogador, pois existem equívocos na hora de interpretar um personagem. Algumas vezes um jogador pode se confundir ao fazer uma ação que é completamente diferente do que ele descreveu sobre seu personagem, ou seja, quando você o criar, fique atento para não se ‘arrepender’ depois. Em certas cenas, ao fazer uma ação, tente basear-se e imaginar como o seu personagem, caso ele fosse real, reagiria/faria.
Imagine-se numa situação onde você deverá fazer uma escolha ou alguma ação que envolva a personalidade dele, como por exemplo, você criou um Ladino em uma sala de RPG medieval de um sistema qualquer, você o descreveu como um homem que tem suas ambições. O seu principal objetivo é adquirir grandes riquezas e poder. Ele costuma andar sozinho, no entanto, com o passar do tempo, ele acabou se juntando a um grupo, onde construiu verdadeiras amizades e jurou fidelidade a eles, dando sua palavra de honra de ladino que jamais iria traí-los. - Apesar de muitos ladinos dizerem: “ - Honra? O que é isso? Isso não me dá nada! ” (Mas isso não vem muito ao caso, não é mesmo? ^^) – Então o imagine na seguinte situação:
Ele se depara com um momento em que o inimigo tenta suborná-lo, dizendo que se ele levar o próprio grupo à morte ele será MUITO bem recompensado. O que será que ele faria se fosse real? Já pensou se você realmente não está a par do estilo do seu personagem? Imagine a burrada que você poderia fazer? Pois é, pense bem e seja cauteloso na hora de criar o psicológico do seu personagem.
Personagens com Psicológicos repetidos?!
No dia-a-dia percebemos que existem pessoas que criam personagens que agem da mesma maneira que seus personagens mais antigos. Muitas vezes a história está basicamente diferente, mas você nota os traços do antigo personagem dessas pessoas. Qual será o real motivo delas fazerem isso? Será que é porque elas possuem mais afinidade com eles? Será que é falta de idéia ou elas não são do tipo inovador e sim conservador? É evidente que personagens repetidos são mais fáceis de interpretar, lidar com certas ocasiões de escolhas e etc. Mas e quando não der para fazê-lo? Como é que você vai se virar? Cá entre nós, ficar construindo personagens praticamente iguais aos outros ou até mesmo, baseados em algum personagem de anime ou filme que já exista não é muito legal, pois chega à hora em que você irá enjoar e, além disso, ainda existem aqueles que criticam quando você o faz. Um exemplo disso ocorre nos RPGs de Naruto, geralmente a maioria dos jogadores criam Uchihas, que são praticamente semelhantes ao Sasuke. Com aquela velha história de que os pais foram assassinados, que agora a motivação de viver do personagem é se vingar do assassino de seus pais, que ele é completamente fechado com as outras pessoas, e que fica indignado com tudo e etc.
Identificando o psicológico bom para o seu personagem e você!
Um fato importante e curioso é que o modo de agir de um personagem é semelhante ao do jogador que o criou, ou até mesmo, seria do modo que o criador do personagem desejaria realmente ser. Mas por que será que isso acontece? - É obvio que é pelo mesmo motivo anterior a este tópico: A facilitação na hora de interpretar e também eles dão mais vontade de serem utilizados em jogos, pois é o que o jogador mais se identifica.
Utilizar um personagem que se pareça com você é realmente uma boa escolha, no entanto não se deve ficar repetindo muito, afinal o RPG é feito para você se divertir e vivenciar novas experiências, portanto inove. Ainda sim, devemos relatar que não é aconselhável criar personagens com os quais você não se identifica ou que não gosta, pois no final não irá render nada, a não ser estresse. Quando for criar um personagem procure pesquisar sobre ele, tente entender a essência dele, para que você possa se divertir e aprender junto com o mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário