sexta-feira, 23 de abril de 2010

Interpretacao no RPG

O que é RPG? Vamos direto ao assunto, é um Jogo de Interpretação. E como se joga um Jogo de Interpretação? Após muitas pesquisas e noites em claro, conseguiram descobrir que é interpretando.

Então, como, mesmo com em um jogo que o objetivo lógico é a interpretação, ainda encontramos milhares e milhares de pessoas preocupadas com os dados, com a força, e coisas do gênero. O desejo de criar o mais forte muitas vezes fica acima do desejo de criar um personagem legal.

Esta matéria é sobre interpretação acima dos pontos, é sobre um dos segredos dos bons mestres e jogadores, é sobre saber agir errado na hora certa... Na verdade, é sobre interpretação acima dos pontos mesmo, resumindo todo o efeito dramático.

A questão a ser discutida é bem simples. Devemos descartar os pontos? Não, de jeito nenhum, isto tornaria o jogo uma brincadeira de faz de conta e não um RPG, não haveria os fatores dos personagens, nem os fatores da sorte. Mas então, o que se quer dizer com interpretação acima dos pontos?

Aqui vai um exemplo: Imagine um personagem com 1 ponto de vida... Ele tinha 43... Agora tem 1... Em termos de jogo, ele ainda pode lutar. Em termos de interpretação do personagem, eu duvidaria muito.

O cara levou três tiros no peito, oito facadas nas costas, duas magias de explosão, uma magia de raio da agonia, 5 espadadas na barriga, duas flechas no ombro, e tem uma clava presa em suas costas... E o personagem esta com 1 ponto de vida... Ele ainda pode lutar.

Agora, venhamos e convenhamos, uma pessoa que tenha passado por isso, mesmo que não tenha sido nocauteada (alguns RPGs vêem o 0 Pontos de Vida como nocaute e não morte certa), não estaria em condições de lutar. As regras dizem que ele pode. Mas ninguém que tenha passado por isso, tirando certos heróis fantásticos e irreais, poderia fazer isso. Não apenas não poderia lutar, como provavelmente não poderia correr e fazer muita coisa. O mais certo seria ele cair no chão gritando de dor.

Outro exemplo consiste quando o mestre coloca um vilão tentando se passar de bonzinho na frente dos personagens. É óbvio que este desgraçado é o vilão! Olha o jeito dele andar! Olha o interesse dele pela Adaga de Namir! Ele é o Grão-Vizir! Pelo amor de Deus, Grão-Vizir, isto é implorar para ser vilão!

Mas o maldito personagem sabe disso? Ele tem inteligência para deduzir isto? Ele é do tipo que confia em quem salva a vida dele ou que sai julgando o cara que salvou sua vida por que sabe, o jogador, não o personagem, que ele é o vilão?

Interpretação acima dos pontos e dos erros é isso... O que diferencia o bom do mal jogador não é se ele sabe fazer um personagem que ganhe +3 e um bônus de +16 no ataque desarmado... Não. Um bom personagem é aquele que tem uma história, que tem uma vida, e que terá uma história digna de ser lembrada pelo jogador, não porque ele tinha +16, mas por que ele era mais real e mais bem bolado que a 'Máquina da Carnificina +16'.

Interpretação acima dos pontos às vezes faz com que você se obrigue a pisar na casca de banana... Ora, mas é só um jogo! Às vezes não é esta a diversão? Se você queria um azarado, isto significa que às vezes você vai ter de interpretar o seu azar, fazendo alguma besteira, e não esperar o mestre rolar X dado para ter Y resultado.

Se você é vulnerável à água e começa uma luta com um inimigo baseado em água, que lhe atinge com um jato de água, você pode apenas tomar o dano amplificado, reduzir ele do seu total de Pontos de Vida, e continuar o jogo. Mas um personagem assim não poderia tentar correr? Se esconder? Procurar um local seco? GASTAR UMA AÇÂO que ele poderia ter atacado, para interpretar melhor o personagem, e fazer ele coerente?

Não existe este negócio de regras para falar a verdade. As regras são determinadas pelo jogador e pelo mestre, e principalmente pela interpretação de ambos... Se você vai ser um cara que leva 20 tiros e ainda esta de pé, ou que cai sentindo dor? Se você vai ser o tipo de pessoa que sente medo de vez em quando, que pisa na bola às vezes, ou o herói destemido que vê o vilão à 20km de distância no escuro vendado e amarrado? Isto é um problema seu. Mas a questão é, qual destes é mais divertido?

Lembre-se, que errar é humano... Ou élfico... Ou gnómico... Ou seja lá o que for... E em uma partida, às vezes você vai ter de errar, para deixar seu personagem humano.

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