Graças ao intenso ambiente politicamente correto nesta cidade, eu assisti a mais cursos de resoluções de conflitos, audição ativa, serviços ao cliente e comunicações com o empregado do que você pode pensar. Porém, há uma habilidade que eu tirei de tudo isso e que realmente fez uma grande diferença na qualidade da minha interpretação e de mestrar.
Use informações do personagem para incentivar interpretações. Incorpore as palavras dos seus jogadores e as ações dos personagens na sua narrativa. Todo mundo gosta de ser apreciado e valorizado. Use as palavras específicas e as ações que os jogadores usam durante seus encontros. Faça com que suas palavras e ações realmente afetem o jogo além do que as regras dizem.
Faça isto e você cria uma rede fantástica de informações e incentivos que vão e voltam. Além disso, você descobrirá que a qualidade das interpretações nas suas sessões vai decolar também.
Por exemplo, aqui estão duas versões de interação jogador/narrador durante uma cena de combate:
Cenário 1 – Sem Reação
Narrador: O kobold te mede de cima a baixo, rosna e saca sua espada pequena!
Jogador: O quê?! Como ele ousa atacar Gilthor, o Poderoso! Eu ergo meu machado de duas mãos bem alto em direção ao céu sobre a minha cabeça, solto um grito de congelar o sangue e desfiro impetuosamente o golpe na tola criatura!
Narrador: Certo. Role a iniciativa...Você ganhou, role o ataque...Grande golpe! Role o dano...O kobold morre horrivelmente!
Cenário 2 – Informações e Reação
Narrador: O kobold te mede de cima a baixo, rosna e saca sua espada pequena!
Jogador: O quê?! Como ele ousa atacar Gilthor, o Poderoso! Eu ergo meu machado de duas mãos bem alto em direção ao céu sobre a minha cabeça, solto um grito de congelar o sangue e invisto impetuosamente em direção à tola criatura!
Narrador: O kobold recua com o seu grito de congelar o sangue. Ele levanta nervosamente sua espada para aparar sua investida impetuosa. A criatura está tão intimidade que você ganha automaticamente a iniciativa. Role o ataque e adicione um bônus + 1 por causa do poderoso giro do machado sobre sua cabeça...Você o atinge com um golpe poderoso! Role o dano...O kobold é cortado ao meio com um único golpe do seu machado de duas mãos. A pobre criaturinha não tem nem tempo de implorar por misericórdia quando, no último segundo, tristemente percebeu que havia sido completamente superado tentando defender sua pobre esposa e seus dois pequenos filhos kobolds. Grande ataque! Como você se sente?
Como você pôde ver, eu agi deliberadamente no final para tentar fazer o jogador sentir um pequeno remorso – desmerecido ou não, é sempre bom tentar conseguir alguma reação do jogador – mas a essência do argumento está ali. O jogador fez uma descrição de ataque tão boa que eu fiz o kobold agir covardemente e dei ao jogador alguns prêmios na forma da iniciativa automática e do bônus de ataque.
Isto recompensa o jogador pela boa interpretação e cria uma experiência de interpretação com maior qualidade para todos na mesa. E não faça isto apenas no combate. Qualquer coisa que os jogadores e os personagens digam e façam pode provocar uma reação, ser embelezado e recompensado (ou penalizado se a ação foi estúpida).
Nenhum comentário:
Postar um comentário